Mario Botelho, Bacharel em Direito

Mario Botelho

(57)São Luís (MA)

Sobre mim

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão; Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-LFG; Membro da Comissão de Política Criminal e Penitenciária-Conselho Seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil.

Primeira Impressão

(57)
(57)

57 avaliações ao primeiro contato

Mais avaliações

Comentários

(2)
Mario Botelho, Bacharel em Direito
Mario Botelho
Comentário · há 9 anos
A precificação de serviços advocatícios é, sem sombras de dúvidas, um dos temas mais polêmicos em nossa atividade. Parafraseando a letra da música da Legião Urbana para o caso concreto, pode-se dizer: "Ninguém respeita (ou poucos advogados) a tabela de honorários da OAB mas todos acreditam na valorização da classe". Certa vez assisti ao curso de um renomado advogado onde explanava que um advogado profissional deve ganhar 3 vezes em um processo, a primeira para dar entrada, mesmo que parcelada em 10, 20 vezes, a segunda com o bônus da clausula ad exitum e por fim os honorários sucumbenciais. Desde então, adoto essa postura, entretanto, reconheço que não está fácil. Vige em nossa classe a lei da selva, na sua acepção mais grotesca do binômio oferta x procura. A consequência é o que vemos hoje, advogados fazendo petição, audiências, diligências por qualquer dinheiro. Já se chegou ao absurdo de clientes acharem que quero ludibriá-los por querer cobrar um valor para dar entrada numa inicial, porque a maioria dos outros advogados consultados não cobravam nada. Ações que pela tabela da OAB deveria ser cobrado valor MÍNIMO de três mil reais, colegas fizeram por cem, duzentos reais. Parei com a atividade de correspondente jurídico pelo mesmo motivo, audiência cujo valor MÍNIMO era trezentos reais, colegas aceitam fazer por quarenta, cinquenta reais, e detalhe a situação é tão caótica que são advogados aviltando os honorários de outros advogados e estes aceitam sem o menor protesto com medo de perderem aquele dinheiro. O principal objetivo da tabela da OAB é estipular valores MÍNIMOS pelos serviços advocatícios, um chão para se ter como referência, infelizmente não são poucos os colegas que aceitam cobrarem valores de subterrâneo e quando agem assim, desvalorizam a si e toda uma classe.
0
0

Perfis que segue

(13)
Carregando

Seguidores

(11)
Carregando

Tópicos de interesse

(22)
Carregando
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres